Faz algum tempo eu escrevi um post para o blog sobre como fazer a segmentação de suas publicações por localização e/ou idioma porém faz algum tempo o Facebook liberou novas segmentações, mais avançadas para as publicações.

Fiquei vários dias esperando essa opção aparecer em alguma das páginas que administro, porém além de não aparecer sumiu o antigo método de segmentação, até que descobri que esta opção precisa ser ativada nas configurações da sua página. E é isto que vou explicar como fazer.

Habilitando a função de segmentação da página

Na página que você administra irá aparecer o painel administrativo logo acima do seu conteúdo, neste painel existe as opções de administração da página.

Você deve ir em “Editar página” e selecionar a opção de “Gerenciar permissões

 

Nesta página irá aparecer as opções de privacidade e permissões da página (Cê jura?)
Você deve ir até o fim da página, onde terá a opção de “Limites de privacidade da publicação” e como o próprio Facebook diz com está opção ativa você irá

Adicionar o seletor de público permite que você escolha um público específico cada vez que fizer uma publicação em sua página. Ninguém fora do público selecionado poderá visualizar o que você publicou.”

Ativando esta opção irá voltar a aparecer as opções de segmentação por localização e idioma e você poderá fazer da mesma forma que está explicado no post que já fiz.

Tipos de segmentação para se fazer na publicação

Existem várias formas de segmentação que se pode fazer com as novas formas, sendo elas:

Segmentação por gênero (sexo)

Escolha para qual sexo será direcionada a sua publicação. Assim você pode direcionar uma mensagem sobre novela apenas para as mulheres e uma sobre futebol apenas para os homens.

Segmentação por status de relacionamento

Com esta opção você pode direcionar publicações apenas para pessoas casadas, noivas, namorando. Isto da opções de enviar uma publicação para Mulheres, noivas de uma dica sobre vestidos de casamento. Interessante não?

Segmentação por status de escolaridade

Esta segmentação serve para que você possa direcionar sua publicação apenas para pessoas que estão cursando ensino médio, superior ou já são graduados. Então você pode enviar uma publicação sobre cursos profissionalizantes apenas para estudantes do ensino médio, ou para os que estão cursando ensino superior ou já são graduados um post sobre escolha de uma pós-graduação.

Segmentação por “Interessado em:”

Aqui você pode selecionar pessoas que tenham interesse em homens ou mulheres. Imaginem se você tem um bar e quer fazer uma interação mais de “pegação”, direcione uma publicação para os homens dizendo que no seu bar tem as mulheres mais lindas com uma foto (daquelas de balada) com as mulheres que vão no seu estabelecimento.

Segmentação por idade

Para você selecionar a idade das pessoas que você quer que vejam as publicações, direcione uma publicação de um brinquedo mostrando o que ele pode fazer para as crianças  e uma publicação do mesmo brinquedo com as qualidades educativas para os pais. Atinge dois públicos interessantes para seu produto falando o que eles gostariam de ouvir.

Segmentação por região e idioma

Esta é a mesma segmentação do post que que escrevi anteriormente.

Cuidados e vantagens com as segmentações

Existem alguns cuidados que você deve ter com as segmentações que você vai fazer, algumas delas são:

Alcance da publicação

Atenção no número de pessoas que serão o público (máximo) da sua publicação, antes de construir o post veja se realmente vale a pena o tempo investido para criar esta publicação. Por exemplo você envolve uma pessoa para criar uma arte, um texto para fazer uma publicação que vai atingir no máximo 10 pessoas? Será que realmente é valido este tempo investido? Vale lembrar que este alcance é o máximo que você poderá atingir, mas lembre que em uma publicação normal a média de fãs que visualizam seu post é de 7%, tudo isso por causa do Edge Rank então pense muito bem antes de fazer uma publicação segmentada.

Cadastro dos usuários

No post sobre segmentação de região e idioma falei sobre os riscos de construir uma publicação segmentada, pois muitas vezes as pessoas não preenchem corretamente (ou com informações verdadeiras) seus perfis, ou existem pessoas (como eu) que utilizam o Facebook em inglês, então sou atingido apenas por segmentações com idioma Inglês, mesmo que no meu perfil esteja que meu idioma principal é português.

Edge Rank

Não fiz nenhum teste com estas segmentações, mas acredito que quanto mais segmentada for uma publicação (assim como os anúncios) maior a chance de ela aparecer para os seus usuários. Então acredito que uma boa vantagem de se usar estas segmentações, além de falar especificamente com quem você deseja, você tem uma chance de melhorar seu Edge Rank e fazer com que suas publicações apareçam ainda mais para seus fãs.

 

Acho que são estas as dicas que eu poderia passar, você já está utilizando estas segmentações? Conte nos comentários qual a sua experiência com elas.

Sobre KaueKGG


Profissional de marketing digital, apaixonado pelo seu trabalho e todo universo que o envolve. Começou seu trabalho na área na época que era vendedor de planos da Vivo, onde pesquisava as reclamações mais recorrentes e procurava ajudar as pessoas com problemas. Sempre procurou juntar as pessoas para debate e sobre assuntos referentes a comunicação digital, começando com seu trabalho voluntário para o grupo Papos na Rede e também pela criação do grupo Digitais SC e moderação do grupo Social Media Brasil.