Pela manhã a Carolina Freddi veio me perguntar se existia uma forma de criar uma oferta sem precisar utilizar aqueles valores que tem quando se cria através da página. Como não sou um especialista em Facebook Ads assim como o Fábio Prado Lima, fui dar uma olhada no gerenciador de anúncios e ver se descobria alguma forma de se promover por lá.

Então descobri que era possível criar uma oferta, sem gastar um real.

Ofertas do Facebook

Então fui até o Gerenciador de anúncios do Facebook, e vi as formas de se anunciar que existiam dentro da plataforma de anúncios do Facebook.

Como criar a oferta?

Indo no gerenciador de anúncios, você deve ir até o botão para criar um anúncio, e selecionar a página que você deseja criar a oferta no Facebook, e a opção “Promote Page Posts

Selecionando a página para criar uma oferta no Facebook

Depois você deve criar a oferta, que não será publicada na sua página no Facebook, indo no botão “Create New Page Post” que irá criar um Dark Post (Offerem sua página, essa oferta não será visível na sua página e não será distribuída para os fãs da sua página e esta é a desvantagem de não promover sua publicação, porém você ainda pode compartilhar o link da publicação na página.

Como criar uma oferta em Dark Post

E selecionar a forma de como as pessoas irão resgatar a oferta, através do site ou na loja física, nesse caso vou mostrar através do site com um cupom de descontos.

Selecionando a opção de “Online only” você deverá inserir a URL de destino para a sua oferta, se você tem um e-commerce que gera uma URL própria para o desconto insira ela ali, caso sua plataforma só gere o cupom de desconto insira a URL do produto e o código de desconto no “More options“, da mesma forma como utilizei para criar esse post com senha.

Criando destino para a publicação da ofertaDepois de criada a página de destino da oferta e o cupom de desconto, você deve criar a sua chamada para o anúncio.

Nesta parte você deverá definir qual o limite de pessoas que irão ter acesso a sua oferta, os termos e condições para resgatar, data de validade, uma chamada e uma imagem (que deve ser de 300px X 300px)

Tamanho da imagem para sua oferta deve ser de 300pxDepois de preencher devidamente os campos, basta publicar sua oferta, porém irá aparecer a mensagem que sua oferta não será veiculada enquanto ela não for promovida (e ai entra o “jeitinho brasileiro”).

Oferta pronta para ser publicadaAssim que sua oferta for publicada você irá receber o e-mail com a pre-visualização dela e podem notar o botão “Share Offer“, na verdade ela está publicada, porém não está visível assim como um Dark Post.

Compartilhando a oferta criada

Como compartilhar uma Dark Offer.Basta você clicar no “Share Offer” que você será encaminhado para a URL da sua oferta, e depois é só publicar essa oferta na sua página.

Em alguns testes que realizei, esse tipo de utilização perde o fator social, ou seja quando a pessoa reivindica a oferta ela não é publicada no mural da pessoa, mas é possível que você promova sua oferta com valores menores (e assim com um alcance menor) a sua oferta.

UPDATE

Após publicado esse tutorial, percebi que a oferta é sim publicada no mural da pessoa, como é possível ver neste print. Com isso você perde apenas o boost que uma promoção de post te daria, mesmo assim podendo ser promovida por um valor menor.

Oferta publicada após ser reivindicada

Façam testes em suas páginas (de preferências pessoais) e tentem coisas novas, caso você já tenha alguma experiência com esse tipo de oferta deixa suas impressões nos comentários.

Para as pessoas terem acesso a este post, compartilhe a oferte especial criada para fazer este tutorial. Aqui

Novo Update:

Através de um teste junto com o master Fábio Lima, descobrimos que nas novas mudanças de layout das ofertas no e-mail agora o Facebook está entregando organicamente as ofertas, vide os números dessa offer que criei de teste no minha página.

Relatório da oferta entregando organicamente sem gastar

 

 

 

 

 

 

 

Sobre KaueKGG


Profissional de marketing digital, apaixonado pelo seu trabalho e todo universo que o envolve. Começou seu trabalho na área na época que era vendedor de planos da Vivo, onde pesquisava as reclamações mais recorrentes e procurava ajudar as pessoas com problemas. Sempre procurou juntar as pessoas para debate e sobre assuntos referentes a comunicação digital, começando com seu trabalho voluntário para o grupo Papos na Rede e também pela criação do grupo Digitais SC e moderação do grupo Social Media Brasil.