Uma dúvida recorrente nos grupos de marketing digital, e que surgiu ontem novamente através do Fábio Lima, um bom aplicativo para colocar suas fotos do Instagram em uma aba. Então me veio uma ideia interessante, utilizar o IFTT com o Tumblr.

670_facebookeinstagram.jpg[1]

A ideia é bastante simples, com o IFTT pegar todas as fotos publicadas na sua conta do Instagram e publicar elas no Tumblr. O interessante é que com o IFTT você pode pegar todas as fotos com determinada hashtag, fotos que você curtir e outras opções. Então vamos começar.

Ativando suas contas no IFTT

Partindo do princípio que você já tem suas contas no Instagram,  Tumblr e IFTT prontas, você precisa dar acesso a suas redes no IFTT. Essa parte é muito fácil, basta ir em “Channels” no menu do canto superior direito.

Channels no IFTT

 

 

Na próxima tela irá aparecer os ícones dos vários serviços que a ferramenta suporta.

 

 

 

Serviços suportados pelo IFTT

Aqui podemos ver que os ícones do Instagram e Tumblr estão selecionados, pois já estão ativos na minha conta. Para ativar suas mídias basta seguir esse próximos passos.

Clique em cima da rede que deseja ativar (Aqui para ativar Instagram e aqui para o Tumblr), e depois em “Activate”

Ativando o Instagram no IFTTDepois basta permitir o acesso do IFTT à sua conta do Instagram, lembre-se de conferir se está logado com a conta que deseja publicar as fotos, para não correr o risco de publicar suas fotos pessoais na aba do seu cliente.

Autorizando o IFTT a utilizar sua conta no Instagram

 

Para ativar sua conta do Tumblr no IFTT basta seguir os mesmos passos, para o link de ativação do Tumblr.

Criando sua receita para publicar as fotos do Instagram no Tumblr.

Depois de ter ativado as duas redes na sua conta do IFTT, você precisa criar sua “Receita” para automatizar o trabalho. Clicando em “My Recipes“, irá aparecer todas as receitas que existem na sua conta, nesse caso nenhuma.

Então você deve começar a criar a sua em “Create a recipe“, e escolhendo o “THIS” e selecionando o ícone do Instagram e escolhendo a sua ação. Aqui vou usar o “Any new photo of you” (para pegar todas as fotos publicadas na minha conta).

Escolhendo toda a foto publicada na minha conta no instagram

 

Agora temos o que queremos que a ferramente pegue, todas as fotos que eu publico na minha conta e temos que escolher o que queremos que o IFTT faça.

Pegar todas as fotos publicadas na minha conta no InstagramAgora queremos que todas essas fotos sejam publicadas no nosso Tumblr certo? Devemos escolher o “That”, selecionar o Tumblr e pedir para que ele coloque todas as fotos tiradas da minha conta do Instagram sejam publicadas no meu Tumblr como fotos.

Publicando toda foto do Instagram no TumblrNo primeiro campo, devemos deixar o parâmetro do SourceUrl ({{SourceUrl}}), pois esse será o caminho do arquivo da imagem no Instagram, já no segundo campo será a legenda para a foto, por padrão ele coloca a sua legenda publicada no Instagram e em seguida a URL para a pessoa ver ela no próprio Instagram. Você pode inserir os seguintes parâmetros, ou ingredientes como o IFTT chama, legenda (PhotoCaption), URL do Instagram (Url), Caminho para o arquivo da foto no Instagram (SourceUrl) e data que foi publicada (CreatedAt).

Escolha dos ingredientes no IFTTNessa tela você também pode escolher como quer que a foto seja publicada no Tumblr. Como uma publicação direta (Publish now), adicionar na lista de publicações (Add to queue, agendamento automático), salvar como rascunho (Save as draft, para que seja alterado/revisado e publicado depois) e publicar em modo privado (Publish privately).

Inserindo seu Tumblr como aba na sua página no Facebook

Existem duas formas de inserir seu Tumblr como uma aba na sua fan page, uma fazendo com que sua URL seja um aplicativo de aba para o Facebook. Porém como o Tumblr não dispõe de uma URL segura para seus usuários é preciso que você utilize um domínio próprio com certificado de segurança SSL, fazendo um subdomínio que o Tumblr administre. Semelhante ao Rápidinhas com @KaueKGG ou ao Instagram do @KaueKGG.

Caso você não tenha um domínio próprio ou com o certificado SSL basta você seguir os próximos passos.

Primeiro aconselho que escolha um tema no seu Tumblr atrativo para imagens, como esses aqui, fazendo eles parecido com o Pinterest. Após escolher o tema que melhor se encaixa com a sua marca indico usarem o Static HTML para carregar o seu Tumblr.

Vá em “Add Static HTML to a Page” e selecione a página em qual você deseja incluir a sua aba e vá para a página.

static html

 

No aplicativo Static HTML dentro da página escolha a opção “Website“, que fará com que um site de fora seja carregado dentro da aba na página.

Website no Static HTMLE agora coloque o endereço do seu Tumblr, e coloque para remover as barras de rolagem e através das barras abaixo faça o redimensionamento para que  fique o melhor ajustado no tamanho da aba.

site carregado

 

Pronto, agora você tem uma aba com suas fotos do Instagram rodando em um aplicativo na sua página e não depende de aplicativos de terceiros com layouts iguais. :-)

Veja como ficou o meu tumblr de instagram na minha página.

instagram do kauekggVale lembrar que através dessa ferramenta você não terá as fotos antigas do seu Instagram, serão postadas apenas as novas fotos.

Quais outras ideias vocês tem com esse tutorial? Deixem nos comentários.
Em breve mais dicas.

Sobre KaueKGG


Profissional de marketing digital, apaixonado pelo seu trabalho e todo universo que o envolve. Começou seu trabalho na área na época que era vendedor de planos da Vivo, onde pesquisava as reclamações mais recorrentes e procurava ajudar as pessoas com problemas. Sempre procurou juntar as pessoas para debate e sobre assuntos referentes a comunicação digital, começando com seu trabalho voluntário para o grupo Papos na Rede e também pela criação do grupo Digitais SC e moderação do grupo Social Media Brasil.